top of page

O que é e como funciona o Movimento Empresa Júnior?

Você vivenciou ou está vivenciando a vida universitária?


Se a resposta é sim, você deve se lembrar de, pelo menos uma vez, ter se sentido sufocado com a grande quantidade de conteúdo teórico e pouca prática do que viria ou virá a ser, de fato, sua profissão.


É dentro desse cenário que surge o Movimento Empresa Júnior (MEJ), uma associação de empresas juniores que busca trazer a prática da profissão ao cenário dos estudantes de graduação.


Mas o que é uma empresa júnior?


Uma empresa júnior (EJ) é uma associação sem fins lucrativos de alunos de ensino superior ou técnico, regulamentada no Brasil através da lei 13.267/2016, mas existente no país desde a década de 80. Os estudantes, orientados por professores e profissionais parceiros, são incentivados a buscar a cultura empreendedora e a se inserirem no mercado de trabalho, em troca de desenvolvimento pessoal e ganho de experiência.


Hoje, no Brasil, existem mais de mil empresas juniores e mais de 20 mil estudantes envolvidos no movimento. Uma confederação, a Brasil Júnior, é responsável por auxiliar o movimento no país, com o apoio de suas unidades estaduais (em Pernambuco, a FEJEPE).


Como funciona uma empresa júnior?


Uma empresa júnior é formada por estudantes de graduação e por um ou mais professores orientadores responsáveis.


Assim como uma empresa sênior, uma EJ se divide em diferentes setores e/ou hierarquias: Presidência, marketing, negócios, recursos humanos, execução de projetos etc.. Existem processos seletivos específicos para a entrada de novos membros e para a ascensão dentro dos cargos da empresa.


Apesar de o funcionamento ser muito semelhante ao de uma empresa comum, uma EJ não possui fins lucrativos. Todo o lucro obtido com a execução de serviços e projetos é voltado à manutenção da empresa (impostos, reformas, compra de materiais) e à capacitação e desenvolvimento pessoal dos membros (cursos, eventos, workshops).


Dessa forma, as EJ's buscam executar os serviços com excelência, mas com um propósito muito além do financeiro.


Como posso fazer parte do Movimento?


Se você é estudante de graduação, pode procurar uma empresa júnior da sua universidade que aceite integrantes do seu curso. Os processos seletivos, normalmente, são semestrais e amplamente divulgados dentro da universidade.


Não encontrou uma empresa júnior ideal? Por que não criar a sua? Com o apoio da rede, o processo é mais fácil do que parece e você pode ser um pioneiro de uma nova etapa desse grande movimento.


__________________________________________________________________________________


Achou interessante? A BioTech Consultoria é a primeira empresa júnior vinculada ao curso de Engenharia Biomédica do Brasil. Fundada em 2017 por um grupo de jovens garotas que buscavam inovar e ganhar experiência no mercado, hoje a empresa está em pleno funcionamento e se expandindo cada vez mais. Saiba mais.


32 visualizações0 comentário
bottom of page