top of page

A física do movimento: o que é a biomecânica?

A biomecânica é um dos métodos utilizados na ciência para estudar como o ser humano se adapta às leis da mecânica quando realiza movimentos voluntários. É uma análise feita através das normas mecânicas, mas com os parâmetros do sistema biológico humano.


Essa análise é feita por meio das quatro principais áreas de investigação da biomecânica: a cinemetria, que observa posição, deslocamento, velocidade e aceleração do movimento, a dinamometria, que determina as forças necessárias para reproduzir aquele movimento, a eletromiografia, que estuda a atividade muscular ocasionada pelos estímulos elétricos que geram contração, e a antropometria, que traz as medidas e as dimensões corporais do indivíduo.


O estudo da biomecânica é essencial na criação de dispositivos médicos, explicando como eles interagem com o corpo e fornecendo suporte adequado para a recuperação e restauração de movimentos. Órteses, próteses e implantes são exemplos de dispositivos desenvolvidos a partir do estudo da biomecânica, mostrando a sua importância para a área da saúde.


62 visualizações0 comentário
bottom of page