top of page

Conheça o Abril Verde, movimento que mescla segurança e saúde no trabalho

Atualizado: 29 de abr. de 2020


Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Além de serem uma combinação de um mês do ano com uma cor, esses nomes possuem outra característica em comum: todos são movimentos que discutem diversos assuntos importantes no âmbito da saúde.

Diante da importância de debater esse tema, um Sindicado de Técnicos de Segurança criou o Movimento Abril Verde, uma iniciativa a fim de mobilizar a população sobre os perigos e riscos encontrados no ambiente de trabalho. O mês de abril foi escolhido para ser o protagonista dessa ação por ser uma época na qual duas datas significativas são celebradas: o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril).

No ano de 1969, 78 trabalhadores morreram em uma explosão que ocorreu em uma mina nos Estados Unidos. Desde esse fato histórico trágico, foi notável a importância de analisar o ambiente de trabalho, a fim de reduzir todos os riscos de acidentes e doenças encontrados nele. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 5 vidas são perdidas por dia somente no ambiente de trabalho. No total, por ano, aproximadamente 270 milhões de pessoas sofrem um acidente no ambiente de trabalho - esse número equivale a 2800 Maracanãs lotados! - e 160 milhões de pessoas do mundo sofrem com doenças adquiridas durante o ofício.

Essas estatísticas, apesar de carregarem um teor pessimista, servem para implantar uma cultura de conscientização no meio trabalhístico. Segundo uma pesquisa do Serviço Social da Indústria (SESI), pouco mais de 70% dão atenção à biossegurança, visando um ambiente seguro para os seus trabalhadores. Além disso, ao investir na segurança atrelada à saúde, os gastos e os prejuízos gerados por indenizações e auxílio acidentário diminuem drasticamente.

Portanto, o Movimento Abril Verde nada mais é do que uma iniciativa para garantir o bem-estar dos funcionários de uma empresa, além de trazer mais qualidade e segurança para o ambiente e pessoas que ali convivem todos os dias. Investir na segurança vai além de ser uma obrigação: é buscar uma melhoria na saúde.

218 visualizações0 comentário
bottom of page