• White Facebook Icon
  • Instagram - White Circle
  • White LinkedIn Icon

BioTech

CONSULTORIA

Empresa Júnior de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco

Saiba já os cinco pilares da Inteligência Emocional

March 16, 2019

         

Alguma vez você já se deparou com alguma situação em que ficou ansioso, deprimido ou com raiva? Se você respondeu sim para alguma dessas opções, com certeza você é um ser humano.

 

          Não possuir total domínio das emoções é algo natural da nossa existência, pois nosso cérebro funciona de uma forma peculiar. O lado emocional dele é ligeiramente mais rápido que o racional, o que torna a primeira reação de alguém emotiva e não lógica.

 

        A partir desse ponto, você já consegue entender um pouco sobre a importância do estudo Inteligência Emocional, que nada mais é do que a compreensão das emoções dos seres humanos, para que seja possível controlar o lado emotivo em benefício da tomada de decisões. Dessa forma existe a classificação do estudo em cinco tópicos, que são:

 

Os cinco pilares da inteligência emocional:

 

Autoconsciência, onde você tem que ter a consciência das emoções que de fato está sentindo no momento, essa qualidade acarreta na confiança, pois com ela conseguimos ter um controle melhor de quem realmente somos e a nossa posição, pessoas que treinam essa habilidade acabam por adquirir uma visão mais crítica das situações, por conseguir se por em uma posição mais neutra nelas;

 

Controle das emoções, que é uma das tarefas mais difíceis, pois as emoções são responsáveis por quase todas as tomadas de decisão ao decorrer das nossas vidas. Uma pessoa emocionalmente inteligente pode restringir e controlar adequadamente seus sentimentos e emoções para diferentes situações. Por esta razão temos que direcionar o que sentimos para a posição certa da situação, não se deixar levar pelo momento ali presente;

 

Automotivação, é aquilo que influencia nossa carreira e nossa vida pessoal, é graças a ela que você deveria acordar de manhã cedo todos os dias, e já que necessitamos manipular a emoção para manter o foco do objetivo, obter êxito na automotivação é um passo enorme para realizar seus sonhos;

 

Empatia, a habilidade de se colocar no lugar dos outros, compreendendo suas emoções, objetivos, razões... para que haja uma harmonia entre os envolvidos. Novos estudos de negócios também sugerem que os líderes com melhor empatia e serviço às naturezas constroem uma liderança mais forte e mais sustentável.

 

Relação interpessoal, esse pilar é bastante delicado, pois é a junção da Empatia com o Controle das emoções, sendo assim, é preciso que você não só lide com suas emoções, mas também consiga trabalhar com a raiva que o outro está sentindo no momento por exemplo. Conexões e comunicação com outros seres humanos estão entre os principais fundamentos da felicidade.

 

            Dessa forma, é preciso que o autoconhecimento e a observação sejam trabalhados a todo momento, pois as emoções são a chave do nosso foco, das nossas relações pessoais e profissionais, o que faz com que quem pratica o aprofundamento da área se torne melhor em diversos âmbitos.

 

          Como então essas cinco qualidades podem melhorar nossas vidas e como a Inteligência Emocional pode tornar a vida mais agradável? Melhorar nas áreas dos cinco pilares da inteligência emocional pode aumentar consideravelmente diversos pontos, entre eles:

 

Dinâmica Familiar e Interpessoal:

Aumentar a autoconsciência resultará em melhores pensamentos, comportamentos e sentimentos em relação aos outros. Isso levará a uma maior consciência social, melhorando a qualidade de  relacionamentos envolvendo família, amizade e interesses românticos.

 

Saúde Física e Emocional:

Pesquisas e estudos sugerem que a maioria das doenças físicas está relacionada ao estresse. A depressão é um fenômeno que se tornou cada vez mais perigoso a cada ano que passa, e tem sido a causa de muitos casamentos desfeitos, experiências prejudiciais na infância e até mesmo suicídios.

 

Melhor Definição de Propósito:

A confusão em relação ao propósito de vida é uma causa importante, se não a mais influente, de depressão e estresse. Os seres humanos temem o desconhecido. Manter um equilíbrio saudável entre ambição e expectativas realistas é surpreendentemente difícil para algumas pessoas.

          Se você chegou até aqui, tenho certeza que está super curioso (a) para saber como treinar sua Inteligência Emocional né!? Então saiba as seguintes dicas:

  1. Analise suas próprias reações;  a análise deve ocorrer após a chegada dos sentimentos (sejam eles positivos, sejam eles negativos). Pode-se tentar descobrir o que desencadeou tais reações físicas e mentais.

  2. Domine suas emoções - A impulsividade não é uma boa aliada na maioria das situações.Agir sem pensar é natural do ser humano, pois, desde os tempos primórdios, isso serve como forma de defesa, sendo que tal forma de reação está gravada em nosso subconsciente.

  3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas. Quando as emoções negativas (raiva, medo, insegurança e tristeza, por exemplo) aparecem, é preciso dominá-las e não permitir que elas nos controlem. Nesse ponto, se houver dificuldades, a intervenção de um bom profissional da psicologia pode ajudar.

  4. Aumente a sua autoconfiança. O cérebro humano é dotado de uma potencialidade enorme. A questão é que a maioria das pessoas não têm consciência disso e desacredita de si mesma ao enfrentar obstáculos que julga serem intransponíveis. Acreditar em si e ressaltar suas qualidades ou seus talentos são ações que funcionam como combustíveis para alavancar carreiras e melhorar a qualidade de vida.

  5. Desenvolva o sentimento de empatia: Colocar-se no lugar do outro não é um ato praticado apenas por seres humanos — sequer é privilégio dos adultos. Pesquisas realizadas com animais (cachorros, chimpanzés etc.) e com crianças demonstraram que eles também são dotados do sentimento de solidariedade.Como resultado, haverá a constatação de que os indivíduos ao seu redor têm necessidades, limitações e falhas, mas que também talentos e qualidades, assim como você. O respeito mútuo surgirá naturalmente, como consequência desse exercício.

 

E você, o que mais gostaria de saber sobre inteligência emocional? Possui alguma dúvida sobre o assunto? conte para gente!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Resíduos de Serviços de Saúde

August 2, 2019