• White Facebook Icon
  • Instagram - White Circle
  • White LinkedIn Icon

BioTech

CONSULTORIA

Empresa Júnior de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco

Qual a Importância do Empreendedorismo Jovem?

March 28, 2019

Já pensou em botar em prática o que você aprende na vida acadêmica antes de se formar? E que tal experimentar uma vivência empresarial antes mesmo de entrar no mercado de trabalho?

 

Em 1967, na França foi que esses questionamentos tornaram-se gatilhos para que  jovens engajados criassem a primeira empresa júnior.

 

Mas aí fica a dúvida, o que é uma empresa júnior?

 

 

Empresa júnior é uma organização sem fins lucrativos, criada e organizada por estudantes de graduação sob orientação de professores e parceiros, para poderem colocar em prática os conhecimentos adquiridos na vida acadêmica, atendendo clientes reais. A partir disso, todo valor arrecadado pelos serviços prestados é utilizado para manter a empresa e também é investido para a capacitação dos membros, com treinamento de diversas áreas.

 

Agora vamos entender melhor o que é a rede movimento empresa júnior.

 

Na atualidade, o movimento empresa júnior vem crescendo cada vez  mais no Brasil. São mais 700 empresas juniores distribuídas pelo Brasil, mais de 15 mil serviços prestados e mais de 20 mil universitários engajados para fazer a diferença.

 

  • A Brasil Júnior

“Confederação Brasileira de Empresas Juniores é a instância que representa as empresas juniores brasileiras, impulsionando a vivência empresarial que elas proporcionam e legitimando-as à sociedade.”

  • FEJEPE

“A Federação das Empresas Juniores do estado de Pernambuco (FEJEPE) - Organização sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento, regulamentação e representação das empresas juniores do estado”.

 

A importância do  MEJ para o mercado empreendedor

  • A importância do empreendedorismo

Quando se fala empreender a primeira coisa que vem na mente é criação de empresas, ser proprietário/a de um negócio. No entanto, empreender significa inovar, enxergar oportunidades que possam ajudar e gerar valor para sociedade.

 

A partir disso, o comportamento empreendedor tem sido um ponto crucial para impulsionar habilidades comportamentais muito importante para o mercado de trabalho.

Alguns exemplos abaixo:

  • Liderança

Liderar não é comandar, é  fazer o seu trabalho de maneira que engaje e ajude o seu time. É uma das habilidade primordial para a gestão de qualquer setor/ empresa.

  • Criatividade

A maioria das pessoas acreditam que não são criativas, mas na verdade todos nós temos pelo menos um mínimo de criatividade. Então, não desista de de aguçar ainda mais essa habilidade que  ajuda muito na resolução de problemas. Diante disso, é crucial ter essa competência como “carta na manga” para se diferenciar no mercado de trabalho.

  • Trabalho em equipe

Já pensou em trabalhar com pessoas que só ditam a sua opinião e não escutam? Isso não é nada saudável para qualquer tipo de empresa ou até mesmo grupos de amigos. Então ser flexível, ouvir as pessoas e também emitir opinião para agregar, é muito importante para que uma equipe funcione.

 

Leia mais sobre as habilidades do futuro

  • O impacto do MEJ

Segundo uma pesquisa da Endeavor, três dos quatro maiores problemas dos empresários brasileiros são remetidos à falta de conhecimento em alguma área. As empresas juniores têm possibilitado uma melhora significativa nessas carências que muitas empresas enfrentam, principalmente, quando são recém constituídas.De maneira que os empresários possam usufruir de serviços com qualidade e preços mais baixos.

De acordo com o censo de 2015 da Brasil Júnior, 55% dos clientes das empresas juniores são  micro e pequenas empresas (MPEs). Estes que são responsáveis por gerar quase 60% das vagas de emprego e contribuem um elevado percentual para o PIB brasileiro.

  • A importância da Rede para estudantes de graduação  

Que faz parte da rede tem o oportunidades bem legais para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

  • Aprendizado com uma espécie de concorrência cooperativa

Como o movimento empresa júnior é uma rede de várias empresas, as pessoas podem se comunicar em busca de ajuda, informações e afins. Todos trabalham juntos para que a soma das forças possam fazer a diferença.

  • Capacitações

Como já dito anteriormente, as empresas juniores não tem fins lucrativos e os valores recebidos pelos serviços são utilizados para a manutenção da empresa e capacitação dos membros. Além disso, membros das empresas juniores podem dar treinamentos para outras empresas, compartilhando coisas que impulsionaram o desenvolvimento da sua ej.

  • Oportunidades no mercado de trabalho

Na atualidade, você possuir apenas  a graduação já não é mais um diferencial, é necessário outros programas para compor seu currículo. Nesse caso, participar de uma empresa júnior pode ser uma das possibilidades de se diferenciar no mercado de trabalho.

 

Quem faz parte do MEJ pode participar de processos seletivos de grandes empresas restritos para apenas empresários juniores. Além disso, tem a possibilidade de fazer parte da plataforma MEJ carreiras, na qual oferece oportunidades de estágios de acordo com cada  perfil.

  • Networking

Além da rede ser bem unida e possibilitar o desenvolvimento de networking, todo ano o movimento promove eventos que junta muitas empresas juniores, facilitando ainda mais a troca de contatos e grandes aprendizados.

 

E aí, achou interessante? Quer fazer parte desse movimento? Se inscreve aqui e fica ligadinho  nas nossas postagens. As inscrições para o nosso processo seletivo já estão quase acabando. Corre!!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Resíduos de Serviços de Saúde

August 2, 2019

1/2
Please reload

Recent Posts