Saúde mental, produtividade e quarentena

Atualizado: Jul 15

Nesses tempos de coronavírus e isolamento social, muitas pessoas estão tendo dificuldades em manter a produtividade no seu trabalho/estudos, além de manter a saúde mental na quarentena. Aqui estão algumas dicas para te ajudar nesse momento complicado.


Cuide da sua saúde mental



  • Cuidado com o bombardeio de notícias

É muito importante se manter informado nesses momentos, mas cuidado com o excesso de notícias, que pode trazer mais sensação de ansiedade. Procure reservar só alguns momentos do dia para se informar e se desligue um pouco. E, claro, procure sempre por portais confiáveis para não cair em fake news.


  • Consulte ajuda profissional online

Se sentir ansioso nesse momento é natural e muitas pessoas relatam o quão difícil é estar em quarentena. Mas, se você sente que sua ansiedade e medo estão extrapolando os limites, não hesite em procurar ajuda de psicólogos. Muitos profissionais estão atendendo online. Aqui estão algumas sugestões para você dar uma olhada:


A chave da questão: https://www.achavedaquestao.com/

Vittude: https://www.vittude.com/


  • Pratique meditação

Uma boa dica para te ajudar a relaxar, amenizar a ansiedade e melhorar sua concentração é começar a praticar meditação. Você pode começar meditando só 10 minutos por dia até se acostumar, aqui estão algumas dicas de aplicativos que podem te ajudar a começar:


Calm https://www.calm.com/

Zen https://app-zen.com/

Headspace https://www.headspace.com/pt

Hello Mind https://www.hellomind.com/


  • Tenha um novo hobbie ou aprenda algo novo

Você pode aproveitar o tempo mais livre para conhecer coisas novas e ter novos hobbies. Que tal aprender a desenhar? Ou aprender a fazer novas receitas? Começar a fazer yoga? No YouTube tem muitos profissionais excelentes ensinando e dando dicas.



Produtividade




Crie uma rotina


Quando estruturamos nossos dias, colocando horários certos para cada atividade, temos uma sensação maior de controle sob o nosso tempo, amenizando os sentimentos de angústia e ansiedade. A dica é tentar manter uma rotina parecida com a que você tinha. Tente trabalhar/estudar nos mesmos horários de antes.


Crie uma lista de coisas que você tem de fazer no dia


Mas seja realista. É muito útil listar todas as tarefas que precisam ser feitas no dia, mas também é importante saber o quanto você consegue realizar durante o dia. A sobrecarga de tarefas pode te trazer uma sensação de pressão desnecessária, além de trazer frustração caso não tenha dado conta de fazer tudo.

Ah, e não se preocupe se está sendo menos produtivo agora do que antes da quarentena. Lembre-se que é uma situação nova e desafiadora para todo mundo, é um momento de adaptação e aprendizado para todos.


Técnica Pomodoro


Essa é uma técnica bastante conhecida de produtividade, que tem o objetivo de gerenciar o tempo e tornar o trabalho mais eficiente. Consiste em dividir as tarefas em “blocos” com pequenas pausas entre elas a fim de aumentar a nossa concentração. Funciona assim:

1) Faça uma lista com as tarefas

2) Programe um cronômetro para 25 minutos e dedique-se a uma tarefa por esse tempo sem interrupções (nenhuma mesmo)

3) Passado esse tempo, faça uma pausa de 5 minutos. Aproveite esse tempo para fazer algo relaxante, como ouvir uma música, caminhar um pouco, se alongar. Só evite entrar nas redes sociais, elas podem tirar seu foco.

4) Marque a atividade que você fez e comece a próxima atividade da lista por mais 25 minutos. Após o terceiro ciclo, faça uma pausa de 10 minutos e recomece.


  • Tire um tempo para relaxar

É importante lembrar que estamos passando por uma pandemia, não por um intensivão de home office. Não devemos agir como se estivéssemos de férias, mas também devemos lembrar que é um momento crítico e não somos máquinas. Tire um tempo para si mesmo.



38 visualizações

BioTech

CONSULTORIA

CNPJ: 29.118.133/0001-49

Empresa Júnior de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco