Quais os erros mais comuns na gestão financeira do seu consultório?

Quando se fala em gestão financeira, deve-se pensar que existem muitos processos e ações atrelados a uma boa administração. Uma boa gestão financeira é essencial para o crescimento das clínicas e consultórios e pode ser peça chave para determinar o sucesso ou o fracasso, já que muitas vezes as finanças são utilizadas como métrica para tomada de decisões e influenciam diretamente as demais áreas da clínica ou consultório.

Por isso, listamos aqui alguns erros mais comuns da gestão financeira que devem ser evitados, a fim de se obter uma maior liberdade e estabilidade financeira do seu consultório.

Um dos erros mais comuns, principalmente em clínicas ou consultórios recém inaugurados, é misturar as finanças pessoais com as do seu negócio. Se não houver a devida separação, você não será capaz de saber com precisão quanto você tinha, quanto restou, quanto de lucro a empresa obteve e nem quanto você recebeu como salário ao final do mês. E isso se torna um problema ainda maior quando, por algum infortúnio, o consultório ou a clínica não arrecadar o suficiente para bancar as despesas básicas e os salários dos funcionários, pois como não se há o controle de quanto se arrecadou no negócio, não há como saber que o negócio fechou o mês no prejuízo, o que pode gerar dívidas no futuro.

Outro erro comum de se ocorrer em clínicas e em consultórios é o de não priorizar as despesas fixas. Uma despesa fixa nada mais é do que o gasto que você sempre terá todo mês, independente de ter trabalhado ou não. Como exemplo temos o aluguel, a luz, a internet, o telefone, etc. Essas despesas precisam ser pagas, independentemente do faturamento, por isso é extremamente necessário que essas despesas sejam priorizadas.

O estoque da empresa deve estar sempre registrado e atualizado de acordo com as saídas e as compras realizadas. Mesmo assim, é comum ocorrer de não haver um controle de estoque, podendo ter altos gastos emergenciais ou mercadorias estocadas por tanto tempo que acabam por exceder o prazo de validade. Por isso, é importante manter em dia o cálculo do estoque ideal, pois o mesmo minimiza os custos de armazenagem e, em alguns casos, possibilita a obtenção de descontos dos fornecedores.

Por fim, mas não menos importante, temos o grande erro de não possuir uma forma de gerir as finanças de sua clínica ou consultório. Esse cuidado é fundamental para que as finanças sejam registradas de maneira correta e efetiva. E nisso, a BioTech Consultoria pode te ajudar. Com a criação de planilhas e relatórios, num formato personalizado, nós conseguimos entregar uma maior previsibilidade e organização financeira, através do registro das informações e da geração de gráficos e relatórios. E aí, está esperando o quê para iniciar 2022 sem se preocupar com a gestão financeira do seu consultório ou da sua clínica? Fala com a gente, a BioTech pode te ajudar!


4 visualizações0 comentário