top of page

Psicologia 4.0 - Uso da tecnologia como aliada no tratamento psicológico

Em decorrência da pandemia da COVID-19, profissionais de diversas áreas tiveram que se adaptar às mudanças impostas pelo isolamento social. Na psicologia não foi diferente, além de terem que se reinventar para continuar os tratamentos dos seus pacientes, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no primeiro ano de pandemia, teve um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão, aumentando ainda mais as demandas dos psicólogos. Com a situação do isolamento social a psicologia e a tecnologia se uniram para suprir a essa necessidade da área, dando o pontapé inicial para a Psicologia 4.0.


Psicologia 4.0 - O que é ?

É o uso de recursos oferecidos pela tecnologia para criar novas abordagens terapêuticas, realizar pesquisas mais avançadas e permitir que por meio de algoritmos, seja possível que os profissionais da área acompanhem de perto seus pacientes, podendo detectar possíveis riscos e identificar padrões de comportamento, dessa forma possibilitando intervenções mais assertivas. Mas é fundamental lembrar que não se pode deixar de lado a ética e a humanização da relação terapêutica.


Como utilizar a tecnologia como aliada no tratamento psicológico ?


- Terapia online:

Com o uso da tecnologia se tornou mais fácil ter acesso às sessões de terapia, hoje em dia por meio de chamadas de vídeos e aplicativos de mensagens é possível receber apoio psicológico sem sair do conforto de casa.


- Tratamentos com Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA):

A Realidade Virtual tem sido utilizada para simular ambientes que ajudam o paciente a enfrentar fobias, estresse pós-traumático e transtornos, permitindo que eles pratiquem técnicas de regulação e enfrentamento em um ambiente controlado e com apoio do profissional. Isso é possível porque a RV permite que os pacientes sejam imersos em ambientes virtuais que simulam situações relacionadas ao trauma. Com a Realidade Aumentada, já é possível que o terapeuta forneça um feedback em tempo real para o paciente, durante alguma situação desafiadora.


- Inteligência artificial (IA):

As inteligências artificiais se tornam um grande apoio, já que são capazes de fornecer intervenções personalizadas, por meio de seus algoritmos, de acordo com necessidades específicas de cada paciente, dessa forma o terapeuta consegue aplicar um tratamento mais assertivo.


- Jogos virtuais:

Hoje inúmeros jogos já foram projetados especificamente para a estimulação cognitiva, para auxiliar no tratamento de ansiedade e depressão. Ajudando no aprimoramento da memorização, resolução de problemas e oferecendo situações desafiadoras.


Com isso, podemos concluir que a psicologia e tecnologia são grandes aliadas no tratamento psicológico, facilitando cada vez mais o acesso a terapia e auxiliando em trazer tratamentos mais efetivos para os pacientes de acordo com suas necessidades e individualidades. É importante pontuar que mesmo com um grande uso da tecnologia, ela não substitui a presença de um profissional especializado

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page