Matriz GUT: saiba o que é e como adotar na empresa

Existem duas matrizes de priorização que são essenciais em ambientes empresariais quando o assunto é organização e análise das questões pendentes da empresa e que necessitam de uma avaliação de precedência. A partir delas, as tomadas de decisão são feitas mais facilmente.


Sem mais delongas, estamos falando das famosas matrizes GUT e BASICO que foram criadas por Charles Kepner e Benjamin Tregoe em 1981 e que até hoje são utilizadas em várias corporações do mundo.


Por apresentar maior visibilidade, hoje iremos comentar sobre a matriz GUT. Mas quem sabe em um futuro próximo também tenha um artigo sobre a matriz BASICO?!


Bom, a matriz consiste em 3 principais pilares, são eles:

1 - G - Gravidade:

Avalia o impacto ou intensidade que o problema pode gerar se não for solucionado. A interpretação do dano pode ser tanto de forma quantitativa quanto de forma qualitativa. Para esse pilar, é atribuído um valor de 1(sem gravidade) a 5 (extremamente grave).


2 - U - Urgência:

Leva em conta o tempo em que determinada tarefa deve ser realizada. Também é atribuída uma nota de 1(o problema pode esperar) a 5(necessidade de ação imediata).


3 - T - Tendência:

Indica se o problema tende a piorar rapidamente ou se deve permanecer estável caso não seja solucionado. Atribui-se uma nota de 1(sem tendência de piorar) a 5(agrava rápido).


Para pôr em prática essa matriz, é necessário listar os principais problemas da empresa e atribuir notas para cada uma seguindo a gravidade, a urgência e a tendência. Depois multiplicam-se os valores e a priorização das questões é feita colocando-as em ordem decrescente.


Segue um exemplo: Suponha que Mariana tem uma loja física de roupas e boa parte dos clientes que ela recebe provém das redes sociais, só que o celular dela quebrou e ela não tem outro dispositivo que possa entrar para falar com os seus seguidores.


Partindo desse contexto, vamos fazer uma análise com a matriz GUT.


No quesito gravidade, a falta de acesso às redes só dificulta a entrada de clientes novos. Então, a falta de conserto do celular não é grave, já que é possível divulgar a loja na vizinhança e fidelizar clientes antigos. Então a nota para o campo que mais se encaixaria seria 2.


Já para urgência, a nota 2 também seria a que mais se adequaria. A aquisição do celular afetaria a loja em longo prazo já que limitaria a capacidade de expansão do empreendimento, mas não é algo de extrema urgência. Por último, o campo tendência recebe nota 2, pois a tendência da situação atual da loja piorar como foi mencionado é de longo prazo. Desse modo, o resultado da multiplicação seria 8 na matriz GUT e essa conclusão terá maior significado quando comparada com outras questões pendentes da loja.


Se Mariana tivesse uma loja virtual de roupas, então cada campo da matriz teria notas elevadas, o que nos diz que a falta de aquisição de um celular pode acarretar sérios danos à popularidade da loja com uma provável falência.


Caso tenha restado alguma dúvida sobre a Matriz GUT ou caso precise de uma consultoria rápida para ajudar na elaboração das prioridades, pode nos contatar pelas redes sociais, que teremos o maior prazer em ajudar!



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo