Maiores erros de gestão em clínicas

Atualizado: Jul 15

Grande parte das clínicas e consultórios são geridos pelos próprios profissionais de saúde que realizam os serviços, como médicos e dentistas, que na maioria das vezes também nunca tiveram uma formação empreendedora. Uma clínica ou consultório é um negócio e precisa ter uma gestão eficiente para se manter e gerar lucro aos sócios. A seguir pontuamos os maiores erros cometidos por esse tipo de negócio:


  • Não se preocupar com o atendimento

Você com certeza já ouviu falar na expressão "a primeira impressão é a que fica". Aqui não é diferente, o atendimento é o primeiro contato que o paciente vai ter com a clínica, portanto é de extrema importância que seja feito com muito cuidado. Desde o agendamento da consulta até o atendimento de todos os profissionais na clínica, tratar os pacientes com atenção é fundamental.


O que deve ser feito?

Lembre-se que uma pessoa vai procurar sua clínica ou consultório porque ela está com um problema e quer resolvê-lo. Em situações assim, todos nós queremos ser tratados bem. Dessa forma, é muito importante que a clínica adote um atendimento humanizado que demonstre atenção e cuidado com o paciente, além de responder às dúvidas da forma mais rápida possível.

Para medir a satisfação dos seus clientes, uma pesquisa perguntando como o paciente avalia o serviço é uma ótima maneira de medir a qualidade do atendimento. Outra solução é realizar um mapeamento de processos e observar se há gargalos nas suas atividades que podem estar atrapalhando na qualidade do atendimento.


  • Não traçar objetivos

Como qualquer empresa, uma clínica precisa estabelecer seus objetivos e metas. Objetivos são seus propósitos, ou seja, aonde você quer chegar. Metas são pequenas ações feitas em um período determinado de tempo para alcançar o objetivo maior. Assim, se a clínica tem ideias bem definidas do que quer alcançar, é possível fazer um planejamento estratégico mais estruturado para atingir seus objetivos. É um meio de voltar seus esforços para uma direção só e atingir melhores resultados.


O que deve ser feito?

Primeiro comece pensando o que você quer alcançar para sua clínica, seus planos pro futuro. Depois é a hora de estabelecer as metas. Existem técnicas que podem te ajudar a planejá-las. Uma delas é o sistema de Metas S.M.A.R.T., que diz que uma meta precisa ser Específica (Specific), Mensurável (Measurable), Alcançável (Attainable), Relevante (Relevant) e Temporal (Time-bound).


  • Não fazer estratégias de marketing

Em muitas clínicas ainda há certo receio em adotar estratégias de marketing. Mas não subestime, o marketing é uma ferramenta muito importante para divulgar sua clínica, conquistar mais clientes e ainda fidelizá-los. Porém, é necessário ter certos cuidados para não descumprir regras do impostas, por exemplo, pelos Conselhos de Medicina e Odontologia na hora de fazer o marketing.


O que deve ser feito?

Através de um Plano de Marketing é possível ter uma visão mais ampla das suas estratégias, traçar um passo a passo para que sua clínica atinja os objetivos.


  • Gestão financeira

Um negócio só consegue ser bem sucedido se mantém um fluxo de caixa sempre atualizado, pois somente assim é possível saber de forma clara os seus custos e as suas entradas e mensurar seu lucro corretamente. Além de manter as contas pagas em dia e poder se planejar para fazer investimentos para a clínica.

Outro erro grave é misturar as finanças pessoais com as da clínica, gerando total perda de controle


O que deve ser feito?

Reservar um pouco do tempo de trabalho todos os dias para atualizar o fluxo de caixa, planejar seus pagamentos e separar suas contas.



A sua clínica anda apresentando dificuldades na gestão ou acha que pode melhorar em algum processo? Entre em contato conosco para te ajudarmos a fazer sua clínica superar essas dificuldades e a crescer cada vez mais!


44 visualizações

BioTech

CONSULTORIA

CNPJ: 29.118.133/0001-49

Empresa Júnior de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco