Inteligência Artificial Aplicada à Engenharia Biomédica

Atualizado: Jul 15

Muita coisa mudou em relação à saúde do século passado até agora. Com o aumento da expectativa de vida, o avanço cada vez maior da tecnologia na medicina e o aparecimento dos robôs, os equipamentos têm se tornado cada vez mais desenvolvidos no auxílio a operações e diagnósticos. Essa perceptível evolução se deve à incorporação constante de inovações tecnológicas na saúde e, entre elas, está a inteligência artificial.


Em uma parceria que existe desde a década de 80, a inteligência artificial e a Engenharia Biomédica têm uma história ainda pequena, mas que já trouxe enormes benefícios para a área da saúde. Alguns dos exemplos mais conhecidos são:


  • Análise de dados: Capacidade dos computadores de auxiliar no tratamento de doenças. A máquina não diz, com exatidão, qual caminho deve ser tomado, mas mostra todos os tratamentos indicados para cada caso. Em tais informações, ainda é possível conferir os efeitos colaterais e o grau de risco de cada alternativa. (Ex.: Watson, criado pela IBM).

  • Visão computacional: Ferramentas que observam as fotografias do paciente e as compara com as imagens do banco de dados, com o objetivo de encontrar algum problema a partir da semelhança das imagens. (Ex.: TensorFlow, criado pela Google).

  • Robôs cirurgiões: Máquinas que utilizam IA e aprendizagem profunda (Deep Learning) para processar imagens de sua câmera e fazer cirurgias com uma incrível precisão.


Além desses, existem ainda outros exemplos de inteligência artificial aplicada, como robôs para companhia, telemedicina, entre tantos. Porém, mesmo com alguns avanços incríveis que pesquisadores brasileiros vêm fazendo, a inteligência artificial no Brasil deve demorar para crescer, dado que o investimento, não só nessa área, mas na área de Pesquisa e Desenvolvimento em geral, ainda é muito baixo quando comparado a outros países.


Vale lembrar, também, que não devemos ter medo dessas inovações. As ideias de tecnologias como os sistemas de inteligência são, em sua maioria, propostos para auxiliar os médicos e profissionais de saúde em suas atividades diárias, de maneira moderna e segura, e não para tirar os seus empregos ou colocar vidas em risco. Por essa razão, é muito importante abrir a cabeça para o assunto.


41 visualizações

BioTech

CONSULTORIA

CNPJ: 29.118.133/0001-49

Empresa Júnior de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco