top of page

Equipamentos Médicos de Neonatologia

Atualizado: 6 de fev. de 2021

Quais são os equipamentos médicos necessários para o funcionamento de uma UTI Neonatal?


A Neonatologia é uma especialidade da medicina voltada para o cuidado de recém-nascidos, desde seu nascimento até a conquista da marca de 30 dias de vida. Assim, devido ao alto grau de fragilidade desses pacientes, uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) necessita de equipamentos médicos bastante precisos e específicos para monitorar a saúde dos bebês e para viabilizar seu conforto durante seus primeiros dias de vida. São eles:


  • Incubadora

A incubadora é uma redoma transparente que tem como função principal proteger e aquecer o recém-nascido, fornecendo-o as condições necessárias para seu crescimento e sua recuperação. Esse equipamento possui monitores que regulam a umidade, a temperatura e o som, tornando o ambiente confortável e adequado para o desenvolvimento da vida do bebê.



  • Oxímetro de Pulso

O oxímetro de pulso tem como propósito o monitoramento da saturação sanguínea do bebê, ou seja, a medição da oxigenação do sangue do recém-nascido. Esse equipamento também é crucial para UTI's de adultos, mas, na UTI Neonatal, o modelo do oxímetro precisa ser o mais adaptado possível para as dimensões e condições especiais dos pacientes. Desse modo, os oxímetros de pulso das UTI's Neonatais funcionam a partir de um sensor luminoso fixado através de adesivos específicos que não aderem à pele do bebê, evitando a retirada da camada epidermal desse tecido na retirada do adesivo.



  • Monitor Multiparâmetro

O monitor multiparâmetro é o equipamento responsável pela medição de diversos sinais vitais do paciente, como sua pressão arterial, seus batimentos cardíacos e sua frequência respiratória. Em UTI's Neonatais, esse maquinário precisa ser adaptado ao tamanho diminuto dos recém-nascidos, a fim de preservar o conforto dos pacientes e a precisão dos parâmetros coletados.



  • Bomba de Infusão

A bomba de infusão é responsável por viabilizar o fluxo de líquidos para o corpo do bebê de forma controlada, fiscalizando as doses de medicamentos e a dieta da criança internada.







  • Bilirrubinômetro

O bilirribunômetro é um instrumento médico capaz de calcular o nível de bilirrubina sérica no sangue do recém-nascido, permitindo indicar, sem a utilização de procedimentos invasivos, se o bebê possui icterícia.






  • Fototerapia

A fototerapia é um procedimento realizado majoritariamente em bebês que nasceram com icterícia precoce (tom amarelado na pele). Nas UTIN's, a fototerapia é realizada por um equipamento que dispõe de luzes especiais, normalmente luzes LED azuladas, que promovem esses "banhos" nos recém-nascidos como tratamento.




  • Eletrocardiógrafo

O eletrocardiógrafo é utilizado para realizar eletrocardiogramas, possibilitando a emissão de um gráfico que descreve o comportamento cardíaco do bebê. Esse equipamento é bastante importante para diagnosticar irregularidades no sistema cardiovascular do recém-nascido, como arritmias e taquicardia.




  • Ventilador Pulmonar

O ventilador pulmonar é um equipamento voltado para recém-nascidos que ainda não desenvolveram a capacidade de respirar sozinhos ou que possuem uma respiração insuficiente/deficiente. Essa máquina realiza a respiração para o bebê, impulsionando ar para dentro de suas vias e recolhendo o gás produzido pelo metabolismo, até que o recém-nascido desenvolva o reflexo respiratório ou recupere-se da condição que prejudicava sua respiração.


Referências:



 










1.344 visualizações0 comentário
bottom of page