top of page

Como ter uma boa gestão financeira em seu consultório?

Atualizado: 15 de abr. de 2022

Uma boa gestão financeira é um fator imprescindível para o sucesso de um negócio. Mesmo dentro da área de saúde, é preciso manter o controle das suas finanças: Os gastos com manutenção, estoque de equipamentos, investimentos e pagamento de funcionários são só uma parte do que precisa ser registrado e previsto todo mês no contexto de uma clínica ou consultório.


O primeiro passo para se ter uma gestão financeira do seu consultório de sucesso é desenvolver um fluxo de caixa para o seu negócio. O fluxo de caixa é uma ferramenta que serve para acompanhar o estado financeiro do seu negócio, de forma que a sua falta de controle e cuidado pode trazer inúmeros prejuízos para seu consultório, levando até mesmo à falência.


Na prática, basta analisar primeiro o saldo inicial do consultório e estipular o período que será usado para fazer as avaliações do caixa, sendo mais comuns avaliações trimestrais ou mesmo mensais. O próximo passo é definir todas as receitas e despesas do seu negócio. Também é importante registrar as datas das entradas e as datas de vencimento das despesas, registrar qualquer nova entrada no seu fluxo, juntamente com a data que foi realizada. Também dê baixa em todas as saídas do caixa, pois assim você terá uma melhor noção de como a empresa estará no próximo mês e se pode faltar dinheiro para alguma despesa.


Outro ponto importante para manter uma boa gestão financeira em seu consultório é separar as suas despesas pessoais. Algo que parece simples, mas que colabora muito para que isso aconteça é a separação das contas bancárias, pois dessa forma haverá uma forma mais organizada de se gerir os ganhos e as despesas de cada meio.


Por último, mas não menos importante, é imprescindível determinar um valor para o seu salário. Sem ter um valor e datas definidas para fazer retiradas, o risco de gastar demais é maior. Portanto, faça uma análise dos rendimentos da empresa para determinar quanto pode ser retirado mensalmente. Um ponto de atenção ao fazer isso, é lembrar de que é necessário manter um capital de giro e permitir a realização de novos investimentos na sua clínica ou consultório.


18 visualizações0 comentário
bottom of page