Como atrair mais clientes para sua clínica?


Durante esse período de pandemia, nós da BioTech Consultoria entramos em contato com diversos profissionais da área da saúde para descobrir quais estão sendo as maiores dificuldades enfrentadas nesse momento atípico. Dentre as citadas está a queda no número de pacientes. Você também vem percebendo uma diminuição de pessoas procurando pelos seus serviços? Você pode aproveitar esse momento para pensar em maneiras de atrair mais pessoas para sua clínica.


Primeiramente, é muito importante ressaltar a importância da transformação digital das clínicas atualmente. Estar presente online se tornou indispensável para qualquer empresa, e isso ficou bem claro durante a pandemia. Se você ainda não tem presença online, ou acha que pode melhorar nessa área, vamos te dar algumas dicas do que fazer para atrair pessoas usando a internet.


Crie uma conta no Google Meu Negócio


Trata-se de uma ferramenta gratuita do Google que facilita às empresas serem encontradas pelos clientes pelo Buscador de Resultados e pelo Google Maps. É bem simples e intuitiva, basta você ter uma conta no Gmail para poder se cadastrar nessa ferramenta. Nela, você poderá adicionar informações como endereço, números de contato, horário de funcionamento e o link do seu site, além de permitir que seus pacientes façam comentários e avaliações sobre a clínica, o que ajudará você a medir a satisfação deles no atendimento.


Aqui estão alguns exemplos:



O Google também disponibiliza dados que vão te ajudar a mensurar os resultados, como número de visualizações, cliques no site e pedidos de rotas.


Saiba mais no site oficial do Google Meu Negócio.


Utilize as Redes Sociais


Segundo o relatório Digital in 2019, feito pelas empresas We Are Social e Hootsuite, 66% da população brasileira tem alguma conta ativa nas redes sociais. Por isso, ter contas em redes sociais é uma ótima oportunidade para alcançar muitas pessoas e até manter contato com clientes antigos.


As redes sociais mais usadas entre os brasileiros são YouTube, Instagram, Facebook e Whatsapp. Uma boa dica é criar uma conta comercial para a sua clínica, assim é mais fácil de acompanhar as métricas de desempenho do seu perfil, ver o que dá certo ou não.


Marketing de Conteúdo


Todos os dias as pessoas procuram informações na internet para sanar dúvidas ou para solucionar algum problema delas. Por isso, a criação de conteúdos ricos em informações úteis para um público-alvo é uma estratégia de marketing muito eficiente e amplamente usado pelas empresas para atrair clientes. Uma vez que você conhece seu público, é possível saber quais são suas dúvidas, dores e, assim, criar conteúdo mostrando como resolvê-los. Isso permite que você crie autoridade no assunto, gere confiança no seu público e, assim, as chances de que eles voltarão a consumir mais conteúdo seu aumentam, facilitando a conversão deles em clientes.


Você pode gerar conteúdo em postagens no Instagram e/ou Facebook com fotos e vídeos mais rápidos, e até mesmo criando um blog. Seja qual for a plataforma, é muito importante que você interaja com seu público e encontre o meio mais eficaz de se comunicar com ele.


Importante: Caso não saiba, existem algumas restrições ao marketing de serviços de saúde. Por isso, antes de publicar qualquer conteúdo, nós aconselhamos fortemente que você leia as normas éticas de órgãos como o CFM , CFO e CREFITO.


Invista em anúncios na internet


Uma boa forma você de ser achado pelo seu cliente potencial é comprando anúncios online.


As principais ferramentas hoje são:

  • Google Adwords: São aqueles anúncios que aparecem no topo da página do Buscador ou do Google Maps. Essa ferramenta trabalha com palavras-chaves e você só paga quando alguém clicar no anúncio. Aprenda mais como usar na página oficial do Google Ads.

  • Instagram e Facebook Ads: Aqui você pode segmentar seu público-alvo baseado na localização, interesses, dados demográficos, comportamentos. Aprenda mais nos sites oficiais do Instagram e Facebook.


Não esqueça do marketing offline


Sabemos que o marketing online é indispensável hoje, mas não deixe de lado as ações de marketing offline, que podem atingir um público que, por algum motivo, não está presente no mundo online. Por isso, você pode investir em cartões de visitas e panfletos com descrição e fotos dos seus serviços.

A BioTech Consultoria trabalha com gestão e marketing para a área da saúde e pode te ajudar a atrair pacientes para sua clínica. Entre em contato com um dos nossos consultores.




16 visualizações

BioTech

CONSULTORIA

CNPJ: 29.118.133/0001-49

Empresa Júnior de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco