Como abrir meu consultório?




Finalizou todo processo de formação universitária e especializações e agora quer abrir seu consultório, mas não sabe por onde começar? A BioTech Consultoria vai te ajudar nessa nova fase com algumas dicas.


Para muitos profissionais da saúde, abrir um consultório é um sonho e também uma decisão muito importante. Porém, o atendimento de seus clientes não será sua única tarefa. Gestão, marketing, contratação de novos funcionários, administração da agenda, dentre outras coisas estão na lista de tarefas a serem realizadas no seu dia-a-dia.


Alguns dicas podem ser seguidas para um melhor planejamento e rapidez nesse processo tão importante.


Dicas para abrir seu consultório


Escolha um bom local


Antes de comprar ou alugar qualquer imóvel, é necessário fazer uma pesquisa de mercado para analisar a concorrência e a demanda para os serviços que você quer oferecer em uma determinada localidade. Pense em qual público você quer atingir, onde eles se localizam e quais serviços a concorrência está oferecendo.


Além disso, fique atento às especificações do seu órgão regulamentador, pois para oferecer determinado serviços são necessárias algumas mudanças estruturais no estabelecimento para realizar uma adequação a determinadas normas. A RDC nº 50/2012 pode te ajudar a tirar quaisquer dúvidas sobre essas especificações.


Outro ponto é a facilidade de acesso ao seu consultório e a comodidade de deslocamento para seus futuros pacientes. Temos que analisar se existem pontos de transporte coletivo próximos e se há local para estacionamento, sabendo que os clientes passarão um bom tempo dentro do consultório. Tudo isso tem que ser levado em consideração na hora do investimento.


Faça um planejamento de custos


É imprescindível um planejamento de custos, principalmente quando se trata da abertura de um consultório. O espaço, além de exigir altos custos com materiais e equipamentos, também pede custos com marketing para a captação de novos clientes.


Tudo isso deve ser colocado no papel e muito bem analisado, pois é um investimento que demora um certo tempo para se ter um bom retorno. Um bom planejamento pode sanar possíveis problemas futuros.


Reúna todos os documentos necessários


A abertura de um consultório ou clínica é um tanto burocrática e é necessário ter em mãos alguns documentos para ter um estabelecimento legalizado e com licença de funcionamento. Alguns desses documentos são:

  • Álvara de funcionamento;

  • Licença de funcionamento sanitária;

  • Certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros;

  • Certificado de limpeza urbana;

  • Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN);

  • Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).


Planeje a gestão de seu consultório


Outro aspecto muito importante é a gestão de seu consultório, pois, além de atender seus pacientes, você também irá fazer o papel de administrador.


Para ter uma gestão eficiente é necessário investir em tecnologia para automatizar alguns processos e otimizá-los. Para isso, você pode utilizar um software de gestão e fazer um mapeamento dos processos de sua empresa para que tenha um maior controle de sua gestão.


O Mapeamento de Processos, além de identificar gargalos, também pode identificar pontos de desperdício de recursos e possibilitar sua solução.


Um bom planejamento da gestão de seu consultório irá trazer uma visão mais ampla de como é seu funcionamento e assim irá te ajudar a passar isso para futuros colaboradores e funcionários.


Divulgue sua clínica e crie estratégias de marketing


Divulgar sua clínica é muito importante, principalmente quando se trata de um estabelecimentos novo, que ainda não tem uma clientela fixa e fiel.


Fazer o cadastro no Google Meu Negócio pode ser um bom começo, pois nele ficam as principais informações sobre seu estabelecimento: Endereço, horário de funcionamento, telefone e até mesmo fotos do local, o que facilita a procura de seu estabelecimento por futuros pacientes.


As mídias sociais, como Instagram e Facebook, estão se tornando cada vez mais importantes para a captação e fidelização de clientes. Investir em uma estratégia de marketing médico, estando sempre atento às suas restrições, é uma ótima opção, quando aliada a uma boa identidade visual.


Com o conhecimento da sua persona e da sua Jornada do Paciente, você irá posicionar sua marca nas rede sociais que seu cliente mais usa e aumentar as chances de sucesso.


A BioTech Consultoria tem experiência nesses aspectos e se põe à disposição para ajudá-lo nesse grande passo.

14 visualizações

BioTech

CONSULTORIA

CNPJ: 29.118.133/0001-49

Empresa Júnior de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco