Como a BioTech realiza o mapeamento de processos?

O mapeamento de processos é o primeiro passo para promover a otimização da gestão de uma clínica. Ele consiste uma análise geral sobre todas as "etapas" que envolvem o funcionamento de um consultório, desde a estruturação do seu fluxo de caixa aos papéis específicos desempenhados por cada um dos seus funcionários. Assim, o mapeamento de processos é capaz de oferecer uma visão precisa sobre todas as ações da clínica, permitindo-nos identificar quais são os pontos que estão impedindo a sua clínica de oferecer a melhor experiência ao seu paciente e a maior lucro para o seu bolso.


Mas como é realizado um mapeamento de processos?


Devido ao estabelecimento de novos protocolos de segurança durante a pandemia e pelo comprometimento da equipe BioTech Consultoria com seus membros e clientes, o nosso serviço de mapeamento de processos se adaptou totalmente ao meio virtual, através da realização de videoconferências e de um estudo minucioso sobre as informações coletadas.


Assim, para a realização do mapeamento de processos, utilizamos a Notação BPMN (Business Process Model and Notation), que é o modelo de referência internacional para diagramar processos, devido à sua linguagem acessível e à sua esquematização simples e de fácil interpretação.


Iniciamos o estudo dos processos a partir de reuniões técnicas com todos os colaboradores do consultório, visto que todos estão intimamente envolvidos no funcionamento da clínica. A partir disso, são coletados os dados necessários sobre todas as atividades realizadas diariamente pelos funcionários, permitindo-nos ter uma visão mais abrangente e, simultaneamente, mais particular sobre a rotina da clínica e de todos os seus componentes.

Além disso, para realização do mapeamento, precisamos de informações sobre fornecedores, insumos e qualquer custo que a clínica arca para sua manutenção. Após o recolhimento de todo o conhecimento necessário, o qual passa por uma validação detalhada para ser encaminhado até a próxima etapa de redação de relatórios, são iniciados os desenvolvimentos de esquemas e diagramas para identificação de gargalos e pontos de melhoria na gestão da clínica. Dentro de uma estruturação de um processo, é de extrema importância detectar quais são os seus gargalos, ou seja, quais são as atividades que estão impedindo-o de se expressar em sua capacidade e eficiência máximas. É a partir dessa análise que somos capazes de formatar estratégias para eliminar esses impedimentos, e sugerir novos projetos para sanar e otimizar ainda mais a organização da sua clínica!

13 visualizações0 comentário