Business Intelligence em Saúde

Saber precisamente o que faz a área de Business Intelligence é o primeiro passo para entender como este processo será aplicado na sua área de atuação, principalmente, porque é uma maneira estratégica de otimizar falhas e se manter forte no mercado, com ações bem direcionadas a traçar metas e alcançar resultados.


O Business Intelligence (BI) combina a análise empresarial e a captação de dados para proporcionar uma tomada de decisões inteligente no seu modelo de negócio. Esses dados são, normalmente, adquiridos de qualquer outro sistema (seja ele interno ou externo) que esteja fornecendo informações relevantes para a sua empresa e são gravados em um banco de dados.

A vantagem do BI está em poder coletar e fazer a análise desses conjuntos de dados apresentando relatórios analíticos, gráficos diversos e resumos detalhados para fornecer uma visão aprofundada do estado do seu negócio. Além disso, outros benefícios significativos são:

  • Identificar formas de aumentar os lucros

  • Analisar o comportamento dos clientes

  • Acompanhar o desempenho

  • Otimizar as operações

  • Descobrir erros ou problemas

Quando pensamos de que forma o Business Intelligence pode ser aplicado na área da saúde, é possível identificar algumas das suas funcionalidades para a administração de clínicas, consultórios e hospitais.


A partir dos indicadores, consegue-se identificar os gargalos nos serviços, desperdícios do estoque e, consequentemente, buscar soluções pra minimizá-los. Além disso, os dados permitem identificar qual procedimento é o mais rentável e elaborar um plano de ação estratégico de acordo com as agendas, procedimentos, exames, horários de atendimento, etc.


Um ótimo exemplo disso se enquadra no agendamento de consultas para os dias em que a agenda está mais vazia ou no adiantamento do atendimento de um paciente com um quadro mais urgente. Portanto, é evidente que esse sistema de gestão não traz apenas informações automáticas, mas também ideias de atuação capazes de impulsionar e otimizar o seu negócio na área de saúde.


A BioTech consultoria oferece algumas ferramentas de BI que são de baixo investimento. Para saber mais sobre os serviços de gestão clínica oferecidos, entre em contato conosco por uma das nossas redes sociais!

30 visualizações0 comentário