top of page

A importância do mapeamento de processos na gestão hospitalar

Atualizado: 16 de jan. de 2021

Em qualquer tipo de empresa é muito importante ter seus processos bem organizados e claros para o melhor andamento de suas atividades. Por isso, quando falamos de gestão, o mapeamento de processos é extremamente útil para as organizações que querem otimizar suas atividades e oferecer um serviço de maior qualidade ao cliente.


Mas, primeiro de tudo, o que é um processo?


Segundo o professor universitário William Edwards Deming: “Processo nada mais é que uma série de ações, ou passos, que são realizados para se alcançar determinados objetivos”. Basicamente todo processo recebe um conjunto de entradas, ou inputs, que serão transformadas/processadas em algo que seja valioso para o cliente, as saídas, ou outputs. Geralmente as saídas de um processo são as entradas para o processo seguinte.


Então, o que é mapeamento de processos?


É uma ferramenta de planejamento e gerenciamento que descreve visualmente o fluxo de trabalho. Os mapas mostram uma série de eventos que produzem um resultado final, ou seja, aquilo que precisa ser “alcançado” pelo processo. De forma geral, o mapeamento de processos mostra ao gestor cada passo do processo, como ele realmente funciona na prática, assim como identifica as pessoa envolvidas e os recursos utilizados. É uma ferramenta muito importante para identificar falhas nas etapas e, assim, propor melhorias.


Existem inúmeras vantagens para as organizações que fazem mapeamento de processos, dentre elas estão

  • Permite ter mais compreensão do negócio;

  • Identificação e eliminação de gargalos;

  • Maior controle financeiro;

  • Auxilia o gestor na tomada de decisão;

  • Ajuda a melhorar a comunicação entre as áreas envolvidas;

  • Deixa claro quem são os responsáveis por cada etapa;

  • Padroniza os processos, servindo como um material de consulta;

  • Auxilia na capacitação de funcionários;


Por que é tão importante para a área hospitalar?


Sabemos que hospitais são organizações com muitos processos bastante complexos. Em quase todos os processos que acontecem dentro de um hospital é necessário o envolvimento de muitas pessoas de vários setores, sendo então indispensável que haja planejamento e organização, além de uma comunicação interna excelente, caso contrário as tarefas não serão realizadas de forma correta e o hospital terá sérios problemas.

Ter uma visão clara das atividades permite que o hospital tenha um controle maior sobre seus recursos e seu tempo. É uma forma de diminuir o tempo entre a identificação do problema e a definição da solução, de equilibrar a balança entre qualidade dos serviços e redução de custos.


291 visualizações0 comentário
bottom of page