top of page

A importância da Transformação Digital em Clínicas e Consultórios

Atualizado: 17 de jan. de 2021

Uma transformação digital, como o nome indica, é uma prática adotada por muitas empresas na qual estas incorporam a tecnologia para melhoria de desempenho, tanto a nível de gestão como de marketing e relacionamento com clientes. Contudo, essa mudança precisa ser radical: a empresa deve centrar a tecnologia em todas as suas estratégias. Isto significa que toda a cultura do negócio precisa mudar.


E por que essa transformação digital é tão importante para clínicas e consultórios?


Melhoria do relacionamento com pacientes


De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, divulgada no site da Agência Brasil, três em quatro brasileiros são usuários de internet.


Isso reforça a ideia de que os consumidores da atualidade, estando cada vez mais fortemente inseridos no mundo online, tornam-se exigentes para que as empresas que os atendem se adequem também a essa digitalização. O gestor do futuro - e também do presente, como mostra a pesquisa - precisa estar atento e disposto a inovar para que a experiência dos seus clientes seja otimizada pela tecnologia.


Mas também de acordo com a pesquisa, informações sobre serviços de saúde estão entre aquelas mais buscadas online (47% dos usuários). Isso é um bom indício de que o segmento de clínicas não escapa à necessidade de inserção no contexto virtual. E nesse contexto, a maneira que uma clínica deve buscar para se relacionar com os clientes sofreu muitas mudanças em relação a alguns anos atrás.


Na era digital, os clientes interagem com as marcas de uma maneira totalmente diferente. Um cliente pode conectar-se com outro e assim em diante, essa rede de usuários (e potenciais usuários) tem o poder de moldar a reputação de uma marca.


É importante, portanto, valorizar o seu paciente, pois ele detém um grande poder de influência sobre a percepção da sua marca por outros clientes em potencial.


Algumas ferramentas podem ser incorporadas durante a sua transformação digital para melhorar esse domínio:

  • Análise do público-alvo: ferramentas digitais como o Google Analytics (caso a sua clínica possua um website) ou softwares de gestão permitem uma coleta ampla e prática de dados sobre os clientes. É importante entender o perfil e a jornada do seu paciente para saber que estratégias de marketing abordar.

  • Monitoramento das redes sociais: diversas redes possuem ferramentas de Analytics - isto significa que é possível medir o engajamento do público nas suas redes sociais. Se você repara que um tipo de publicação atraiu mais visualizações para o seu perfil, talvez seja a hora de começar a investir mais em publicações semelhantes.

  • Uso de chatbots e agendamento online: um agendamento automático permite agilidade nas marcações, o que pode aumentar em muito a satisfação dos pacientes.

  • Monitoramento de satisfação dos clientes: coletar feedback de um paciente se tornou muito mais simples com o uso de tecnologias. Nesse sentido, é um bom começo enviar e-mails pedindo avaliações ou monitorar os comentários sobre a clínica no Google.


Otimização de gestão


É evidente que o uso de tecnologia é capaz de otimizar muitas áreas de um negócio, e a transformação digital visa essa mudança radical e ampla. O uso da tecnologia deve também se tornar uma prática na gestão de uma clínica, pois essa automação pode trazer inúmeros benefícios:

  • Praticidade no agendamento de consultas online: assim como essa prática tem o poder de melhorar a jornada do paciente, é também capaz de economizar o tempo da clínica. Pode haver o envio de uma mensagem de WhatsApp, por exemplo, lembrando o paciente da consulta, o que evita que hajam faltas.

  • Gestão financeira: o uso de programas de contabilidade facilita e agiliza o processo de controle de gastos, despesas, finanças em geral.

  • Controle de estoques e desperdício: softwares de controle de estoque facilitam inúmeros processos como análise de itens em falta, conhecimento dos lotes de medicamentos que estão com vencimento próximo, etc.

  • Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP): o uso de um prontuário eletrônico permite que informações sobre o paciente sejam armazenadas de maneira mais prática e confiável. Evita perdas de informação e auxilia na tomada de decisões.


E como iniciar a transformação digital na minha clínica ou consultório?


Planejamento das etapas


Primeiramente, é importante que as lideranças da clínica ou consultório reúnam-se para tomar decisões e montar o passo-a-passo dessa transformação. As mudanças devem ser planejadas com cuidado e é importante que os gestores estimulem os colaboradores a implementá-las.


Cultura empresarial


Os colaboradores da empresa precisam ser treinados, estimulados e se interessar pela transformação que está sendo feita. A clínica deve implementar uma cultura de aprendizado e estimular a inovação por parte dos seus colaboradores.


Uso de dados para tomada de decisão


Uma das maiores tendências em transformação digital é o conceito de Big Data. Essa ideia trata basicamente do uso de dados para tomadas de decisão em todos os âmbitos de uma organização. É importante ter uma cultura forte em coleta e análise de dados, e basear todas as mudanças constantes a serem feitas no estabelecimento de saúde a partir desse processo.

 

Dúvidas sobre a importância da transformação digital em clínicas e consultórios?

Gostaria de implementar essa mudança em seu negócio com a nossa ajuda?

Contate a BioTech Consultoria.

32 visualizações0 comentário
bottom of page