top of page

A Engenharia Clínica em tempos de Covid-19

Atualizado: 16 de jan. de 2021

Conforme o tempo se passa e as tecnologias evoluem, mais fala-se em Engenharia Clínica, pois maior é a dependência tecnológica dos serviços de saúde. Mas qual o seu papel, afinal?


A Engenharia Clínica é responsável pelos cuidados com equipamentos médicos e hospitalares desde o processo de aquisição e incorporação até a obsolescência. O processo envolve garantir a saúde dos pacientes e dos trabalhadores, no que depender dos equipamentos, assegurando que hajam instruções e capacitações aos utilizadores, um devido gerenciamento de riscos, rastreabilidade, qualidade, eficácia e segurança. A ANVISA possui um plano de gerenciamento de equipamentos médicos e é dever do Engenheiro Clínico mantê-lo funcionando.


Em relação ao coronavírus: É papel da Engenharia Clínica adaptar o parque tecnológico hospitalar para a pandemia. Essa atividade envolve desde práticas essenciais, como garantir que todos os equipamentos necessários (respiradores, EPIs, monitores multiparamétricos, desfibriladores, ECGs, bombas de infusão, equipamentos diagnósticos, macas e camas elétricas) estejam com funcionamento em dia, até realizar adaptações emergenciais, como a conversão de salas cirúrgicas em UTIs temporariamente, processo que envolve até mesmo a mudança da pressão do local, e adaptar ventiladores para o uso de mais de uma pessoa. Todas essas práticas envolvem muito cuidado e análises de gerenciamento de riscos, o que evidencia a importância dos Engenheiros Clínicos nesse período.


Mais do que nunca, vê-se a necessidade de Engenheiros de diversos tipos circularem pelos hospitais. Mecânicos, Elétricos, Clínicos e, principalmente, Biomédicos. Portanto, é importante reconhecer o Engenheiro e apoiá-lo não só nessa crise pandêmica, mas sempre, pois grandes processos de manutenção da saúde também dependem da Engenharia Clínica. A BioTech Consultoria se orgulha de ser uma empresa do ramo e presta todo o seu apoio aos Engenheiros Clínicos.


25 visualizações0 comentário
bottom of page