A Engenharia Biomédica na Medicina Veterinária

Um pouco distante do que se pensa, a Engenharia Biomédica não é aplicável somente aos seres humanos. O objetivo da Engenharia Biomédica é promover, por meio da ciência, da tecnologia e da engenharia, o bem estar dos seres humanos e, também, dos animais. Neste artigo, falaremos da importância disso, focando especialmente no que diz respeito à humanização do tratamento dos animais.


A preocupação com a saúde animal


A preocupação com a saúde animal é o fator principal para o desenvolvimento da Engenharia Biomédica Veterinária. No que diz respeito à produção de alimento, a Engenharia busca encontrar as formas mais indolores e não-invasivas de abordar a produção animal, pensando tanto nele quanto no consumidor, o ser humano. Já no que diz respeito aos animais domésticos, a criação de próteses e equipamentos de reabilitação é o setor que mais recebe atenção. Diante desses fatores, é fácil dizer que a saúde animal deve ser o foco da Engenharia Biomédica Veterinária.


Animais domésticos


No que diz respeito aos animais domésticos, a Engenharia Biomédica pode atuar no desenvolvimento de equipamentos para exames, diagnóstico e tratamento de enfermidades animais. Além disso, o desenvolvimento de próteses e órteses para a reabilitação dos pets é algo que vem crescente, permitindo que esses animais recuperem uma boa qualidade de vida, após terem sofrido com acidentes ou problemas genéticos.


Dependendo da gravidade, um problema pode interromper as atividades normais de um animal definitivamente, levando-o a uma vida de total dependência de seus donos ou tutores e, consequentemente, reduzindo sua qualidade de vida. A Engenharia Biomédica Veterinária ajuda a amenizar esse problema, encontrando alternativas que inicialmente eram restritas aos seres humanos. 



Produção animal


Na questão da produção animal, ainda é imprescindível que seja reconhecida a importância do bem estar animal em todo o processo, da criação até o abate. A humanização na indústria é, cada vez mais, uma pauta nacional e internacional.

Segundo o especialista Ernane Xavier Costa, "o importante é que deste novo paradigma surgiu a necessidade de agregar novas tecnologias na cadeia de produção de proteína animal, principalmente durante o abate. [...] Bem-estar durante o abate implica que o animal não sofra durante o processo."

A introdução de tecnologias que tornem o processo de produção da indústria de proteína animal o mais humanizado e indolor possível é de responsabilidade, principalmente, da Engenharia Biomédica Veterinária.


__________________________________________________________________________________


A Engenharia Biomédica é, principalmente, voltada aos seres humanos, mas a importância dela também para os animais precisa ser reconhecida. A BioTech Consultoria apoia o desenvolvimento de tecnologias que promovam o bem estar animal.

31 visualizações

BioTech

CONSULTORIA

Empresa Júnior de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco