top of page

5 sinais de que sua clínica precisa de reestruturação financeira


Às vezes o empreendedor sente que suas contas não estão fechando e tal situação traz muita insegurança para a tomada de decisões na clínica.


Enxergando tal situação, a BioTech vem apresentar pontos que podem indicar essa fragilidade financeira para os profissionais de saúde.


1- Utilização de cadernos para análise de fluxo de caixa.


O uso de cadernos muitas vezes dificulta e, em alguns casos, inviabiliza a criação de dashboards e gráficos, que, por sua vez, são ferramentas de suma importância para a gestão da clínica e análise de dados.


E como posso resolver isso em meu negócio?


Trazer a utilização de softwares para a gestão financeira é uma ótima alternativa, já que, além de seus dados ficarem mais seguros, esses softwares já trazem as ferramentas primordiais para o armazenamento e a análise de tais métricas.


2- Não ter os dados dos clientes de forma organizada.


Além de softwares para a gestão financeira, é interessante a utilização de plataformas responsáveis para analisar os dados dos pacientes que vêm ao seu consultório. Isso porque tendo tais informações em mãos fica mais fácil elaborar estratégias de marketing que podem te ajudar a promover o consultório.


3- Aumento do preço dos materiais usados.


Devido às diversas situações presentes no país, observa-se uma alta variação no preço de diversos materiais. Tal contexto é perceptível na hora de analisar o estoque de material do seu consultório, já que quando não se tem uma gestão de estoque bem estabelecida, torna-se difícil a elaboração de estratégias para contornar o aumento de custos, fazendo com que, muitas vezes, as contas da clínica comecem a ficar mais apertadas.


4- Utilização da conta pessoal para gerir as finanças do consultório.


Vincular gastos pessoais com as despesas do seu negócio é uma prática extremamente prejudicial. Isso porque as bases para elaboração das estratégias usadas para montar uma gestão financeira são baseadas na realidade, nas métricas e nos objetivos de cada situação. Então, quando introduzem-se gastos que fogem do planejamento financeiro pessoal ou do consultório, torna-se quase impossível a elaboração de um planejamento estável.


5- Quando as contas começam a ficar apertadas.


Tal ponto é visto como o resultado dos tópicos apresentados acima, posto que tais práticas não trazem organização e planejamento para a criação de um setor financeiro estável. Isso resulta em uma dificuldade para realização dos pagamentos.


Você identificou algum ponto em comum com seu consultório?


Caso a resposta seja “sim”, a BioTech conta com soluções para todos os pontos apresentados. Somos uma empresa focada em trazer mais organização nos processos de gestão na área de saúde.







21 visualizações0 comentário
bottom of page