30 a 50 horas semanais: esse é o tempo médio que um profissional passa no ambiente de trabalho. Com essa informação, é notório a importância de investir em um local de ofício seguro e agradável. Dessa forma, reunimos 4 dicas que ajudarão a atenuar e prevenir os riscos e, consequentemente, os acidentes da sua empresa.
1. A Instalação da CIPA
A CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é formada por um grupo de trabalhadores da empresa a fim de traçar planos de ação para prevenir acidentes, além de ser responsável por diminuir os custos e motivar os membros. Sendo assim, a CIPA tem extrema importância para o êxito da empresa, além de atender os requisitos da Norma Regulamentadora nº5.
2. Uso do Equipamento de Proteção Individual
O uso do Equipamento de Proteção Individual é imprescindível para criar um ambiente de trabalho seguro. É dever dos empregadores oferecerem EPI's adequados aos seus funcionários de acordo com as necessidades do local. Além do fornecimento, deve ocorrer também vistorias frequentes para analisar o funcionamento do equipamento.
3. Invista no Mapa de Risco
O Mapa de Risco é uma representação gráfica do local com todos os riscos presentes através de círculos de cores e tamanhos diferentes, com o objetivo de informar todos os riscos do ambiente de uma forma fácil e prática. Essa representação faz com que a empresa se torne mais cautelosa e preocupada com os membros do estabelecimento.
4. Conscientize os Funcionários
Todos os métodos anteriores são de extrema importância, porém investir na conscientização e educação dos funcionários é fundamental para garantir um ambiente seguro, pois, ao oferecer treinamentos e capacitações, os membros tornam-se mais engajados, engajados e cautelosos no cotidiano. Além disso, "não há como prevenir aquilo que não se conhece".
Investir na segurança da empresa é investir nos funcionários e clientes. Acesse a aba "serviços" e confira qual serviço mais se encaixa na realidade do seu negócio. O diagnóstico é gratuito!