Segurança, Saúde no Trabalho, Abril Verde e as NRs.


Investir na segurança vai além de ser uma obrigação: é buscar uma melhoria na saúde. Com essa frase do nosso último post, podemos introduzir uma problemática muito presente, principalmente na maioria das empresas brasileiras de pequeno porte: a não adequação às NRs (estas, por sua vez, visam a prevenção de acidentes e doenças provocadas ou agravadas pelo serviço). Investir na adequação de sua empresa a essas normas é, portanto, indispensável!

As Normas Regulamentadoras foram criadas na década de 1970. Segundo o MTE, uma norma regulamentadora é composta das obrigações trabalhistas que devem ser cumpridas por todo contratante/contratado. Com o objetivo de padronizar, fiscalizar e fornecer orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e à medicina do trabalho, foram aprovadas 36 Normas Regulamentadoras (NRs) que tratam do assunto. A aplicação dessas normas têm provocado uma diminuição no número de acidentes de trabalho e uma maior conscientização dos empregadores e empregados quanto aos riscos e responsabilidades nos ambientes de trabalho.

Pesquisa do Serviço Social da Indústria (SESI) mostra que 71,6% das empresas dão alta atenção à saúde e segurança dos trabalhadores. O levantamento aponta que a importância dada ao tema está relacionada, sobretudo, à preocupação com o bem-estar do trabalhador, à maior conscientização das empresas e à prevenção de acidentes de trabalho, além das adequações às normas regulamentadoras.

Uma das principais normas, a NR-6, é um dos serviços de consultoria do nosso portfólio. Tal NR é responsável pelas obrigações, indicações e regulamentação do uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que são equipamentos destinados à proteção contra riscos que podem de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. O não cumprimento dessa norma, assim como as outras, acarreta em multas e encargos para a empresa responsável; além de, em caso de possíveis acidentes, sejam eles graves ou leves, também pode levar ao desfalque de sua equipe de trabalho, o que implica em gastos e prejuízos.

Desta forma, fazer com que a sua empresa seja segura, atenta ao bem estar, à saúde dos seus trabalhadores e incluída nas estatísticas positivas, é estar adequado às NRs, é assumir um compromisso com o lucro a longo prazo.

Precisa de um planejamento para se adequar à NR-6? Ainda não é adequado à NR-6? Entre em contato conosco!

#segurançanotrabalho #saúde #abrilverde #biossegurança #NRs #NR6 #mapaderisco #lucro

30 visualizações

BioTech

CONSULTORIA

CNPJ: 29.118.133/0001-49

Empresa Júnior de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco